O Scratch Day é uma iniciativa da comunidade tecnológica e educacional para se comemorar o Scratch. O evento é realizado simultaneamente em vários países, incluindo o Brasil e tem por objetivo proporcionar aos estudantes e comunidade em geral o despertar para a curiosidade criativa e a aprendizagem sobre a programação do pensamento computacional, contribuindo com a formação acadêmica e desenvolvimento pessoal de todos e todas.
Neste ano, em razão da disseminação do COVID-19 o Scratch Day será realizado através de atividades online.
Esperamos que você venha celebrar conosco virtualmente através das nossas redes sociais.
Realização: Instituto Federal do Amapá – Pró-Reitoria de Extensão – Proext
* EVENTO 100% ONLINE E GRATUITO *
Local: Redes sociais do IFAP, facebook e Youtube
09:00 – 09:20
ABERTURA (Boas vindas, regras de certificação e participação, orientações sobre sorteios nos intervalos, desafio)
09:20 - 10:50
Mesa Redonda, Tema: Tecnologia e Informática no mundo atual: da organização das atividades cotidianas às conjunturas pós pandemia.
Participantes: Erika Bezerra (Pró-Reitora de Extensão), Josimar Cruz (Docente Campus Laranjal do Jari), Weliton de Matos (Técnico em TI Campus Porto Grande) Rafael Cavalcante (Docente Campus Santana).
10:50 - 11:00
Intervalo: Informações
11:00 - 12:00
Oficina: Introdução ao Scratch: Conceitos e Funcionalidades. Josimar Cruz (Docente Campus Laranjal do Jari)
12:00 - 12:10
Anúncio do desafio
DESAFIO DO LABIRINTO
Utilizando o gato como ator faça com que ele ande para a direita quando você apertar a seta de díreção direita, para a esquerda quando você apertar a seta de direção esquerda, para a cima quando você apertar a seta de direção para cima, para a baixo quando você apertar a seta de direção para baixo.
Como plano de fundo construa um labirinto para o gato andar por ele, o labirinto deve ter ponto de partida e de chegada. Se o gato sair do caminho ele deverá voltar ao lugar inicial.
Ao chegar no final do labirinto, o gato deve mostrar a mensagem "Scratch Day". Como? ?? Descubram. Salve o arquivo em sua pasta de trabalho com o nome de labirinto + cidade + nome do participante.
Para realizar o desafio o aluno deverá acessar e logar na plataforma do scratch no endereço: https://scratch.mit.edu/ e criar.
Deverá desenvolver o desafio proposto, ao concluir terá que ir em compartilhar (share), colocar o nome do desafio + cidade + seu nome, clicar no botão copiar ligação e enviar este link para o e-mail: scratchday.evento@ifap.edu.br até as 14h.
14:00 - 14:50
Palestra: A utilização do Scratch na Educação Ambiental. Isaac da Silva Rodrigues ( Técnico em TI Campus Porto Grande)
15:00 - 15:40
Palestra: Ensino Aprendizagem Criativo - Scratch no Ensino de Biologia. Luany Souza (Docente convidada)
15:40 - 15:50
Intervalo: Sorteio de brindes
15:50 - 16:30
Palestra: A utilização da Informática durante a pandemia de Covid-19. José Carlos (Docente Campus Santana)
16:30 - 17:30
Oficina: CoSpace: Robótica Virtual. Dimitri Alli (Docente campus Santana)
17:30 - 18:00
Encerramento e a apresentação dos resultados do Desafio
REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO E CERTIFICAÇÃO NO EVENTO
1. O participante inscrito deverá escolher no mínimo 03 (três) atividades da programação do evento para enviar uma pergunta para cada, como um dos requisitos obrigatórios para o registro de presença e certificação no evento (envio através da ferramenta de comentários do canal de transmissão Facebook ou YouTube).
2. As perguntas enviadas pelos participantes inscritos serão selecionadas ao longo da transmissão da atividade e respondidas pelo ministrante. Advertimos que o ministrante da atividade poderá não responder todas as perguntas, porém serão registradas para confirmação de presença do participante, como disposto no item 1.
3. O participante deverá ASSINAR as perguntas com NOME COMPLETO e CIDADE ONDE RESIDE. Caso o participante não assine de acordo com essas orientações, as perguntas não serão registradas pela Comissão Organizadora.
4. O participante deve evitar a realização de perguntas superficiais sobre a temática da atividade, por exemplo: “o que é Scratch?”. Sendo assim, o participante deverá apresentar perguntas que possibilitem o aprofundamento da temática que está sendo ministrada.
5. Durante cada atividade (palestras e oficinas) o ministrante realizará uma pergunta para ser respondida pelos participantes, que deverão enviar as respostas para o email: scratchday.evento@ifap.edu.br. O participante deverá responder obrigatoriamente, no mínimo, 50% das perguntas realizadas durante toda a programação do evento, como requisito para registro de presença e certificação.
6. As repostas referentes ao item 5 deverão ser acompanhadas pelo título da atividade (palestras ou oficinas), bem como incluir NOME COMPLETO e CIDADE ONDE RESIDE; caso o participante não assine de acordo com essas orientações, as respostas não serão registradas pela Comissão Organizadora.
7. As perguntas e respostas deverão ser obrigatoriamente identificadas com nome completo e onde reside, NÃO SENDO PERMITIDO A UTILIZAÇÃO DE NICK OU APELIDOS COM IDENTIFICAÇÃO.
8. Em caso de dúvidas ou problemas técnicos durante a transmissão do evento, o participante poderá entrar em contato através do email scratchday.evento@ifap.edu.br.
9. O certificado de participação estará disponível através do site https://certificados.ifap.edu.br a partir de 18 de maio de 2020 (consulta através de CPF).
REGRAS DO DESAFIO (PARTICIPAÇÃO OPTATIVA DURANTE A TRANSMISSÃO DO EVENTO)
Para realizar o desafio o aluno deverá acessar a plataforma do Scratch no endereço: https://scratch.mit.edu/, logo após criar sua atividade. Assim, o participante deverá desenvolver o desafio proposto. Após concluir, será necessário ir na ferramenta compartilhar (share), incluir o nome do desafio e o nome completo do participante, sendo necessário clicar no botão copiar ligação e enviar este link para comissão avaliadora através do email: scratchday.evento@ifap.edu.br (incluir no título do email a palavra DESAFIO).
PERGUNTAS FEITAS PELOS PALESTRANTES PARA SEREM RESPONDIDAS NO E-MAIL DO EVENTO
01. Crie uma proposta de animação ou jogo no scratch com algum assunto da biologia, de forma que sirva como auxílio para ensino-aprendizagem. (Profª. Luany souza, palestra Ensino Aprendizagem Criativo - Scratch no Ensino de Biologia. )
02. Qual a diferença entre a linguagem de blocos em relação a linguagem convencional ? (Prof. Josimar Cruz, Oficina: Introdução ao Scratch: Conceitos e Funcionalidades. )
03. Qual o RGB para as cores vermelho e amarelo na programação do Robô? (Prof. Dimitri Alli, Oficina: CoSpace: Robótica Virtual.)
04. Com a pandemia, houve um crescimento de contratações em setores estratégicos de TI, qual o profissional está sendo essencial para este momento? (Prof. José Carlos, Palestra: A utilização da Informática durante a pandemia de Covid-19.)
05. Qual a função de um cientista de dados? Cite uma habilidade desse profissional. (Prof. José Carlos, Palestra: A utilização da Informática durante a pandemia de Covid-19.)
06. Utilizando o Scratch responda, na sua opinião como o scratch pode ajudar na sua comunidade, bairro, rua ou cidade? (Palestra: A utilização do Scratch na Educação Ambiental. Isaac da Silva Rodrigues ( Técnico em TI Campus Porto Grande)
Data de Realização: 9 de Maio de 2020 às 09:00 à 9 de Maio de 2020 às 18:00
Data de Inscrição: 1 de Maio de 2020 às 08:00 à 9 de Maio de 2020 às 08:00
Local Redes Sociais do IFAP